top of page

Doenças graves e financiamento imobiliário: Saiba quais direitos você pode ter

Atualizado: 20 de ago. de 2021



Quem tem doença grave durante um contrato de financiamento imobiliário pode ter direito à quitação.

Além de direito à isenção de tributos, acesso diferenciado a recursos financeiros, antecipação de aposentadoria, prioridade no recebimento de precatórios e prioridade na tramitação de processos judiciais em que seja parte ou pessoa interessada, os Contratos de financiamento contém, normalmente, cláusulas de seguro prestamista ou seguro habitacional ou esse seguro é feito juntamente com o contrato de financiamento.

O seguro habitacional ou seguro prestamista pode ser utilizado quando o comprador ou quem o suceder não tiver condições de quitar sua dívida do financiamento do imóvel em razão de morte, invalidez permanente, desemprego involuntário.

Calma, antes de simplesmente parar de pagar as parcelas, deve-se ler, atentamente, o contrato de financiamento a procura de cláusula que trate sobre o assunto.

Não havendo, é possível que o contrato de seguro tenha sido feito em outro documento, e mesmo que se tenha perdido, é possível solicitar uma segunda via da apólice junto às outras partes.

Se houver mais de um responsável pelo financiamento, a quitação será proporcional à parte suportada pela pessoa que falecer ou for declarada inválida.

Além disso, é preciso reunir todos os documentos necessários que, no caso de pessoa acometida por enfermidade grave que gere incapacidade permanente, como alguns casos de câncer, abrangem relatórios, laudos e exames médicos detalhados.

É essencial que, em casos de invalidez, o contrato de financiamento seja anterior à doença.

A Lei traz algumas doenças, mas o Poder Judiciário já pacificou que a lista não é taxativa, ou seja, não se limita às seguintes doenças: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, cegueira, paralisia irreversível ou incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondilartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Piaget (osteíte deformante), Aids e contaminação por radiação.

Em caso de dúvidas, busque orientação para conseguir efetivar de forma segura seus direitos!

Gostou? Recomende, comente e compartilhe!


Advogado e Sócio do Campos, Costa e Lôbo advogados

Instagram: @ccladv

Tags: Advogado especialista imobiliário Salvador Financiamento imóvel Seguro habitacional prestamista consultoria jurídica doença grave tributos assessoria jurídica pagamento impostos

bottom of page